Site, Minha Empresa Precisa Ter Um Em 2023

Se você já se perguntou: “preciso de um site para ter sucesso nos negócios?”.

Com tantos mercados online, canais de mídia social e aplicativos de mensagens comerciais ao seu alcance, é tentador tentar ficar sem um. Afinal, sua página do Facebook tem todas as informações que as pessoas que pesquisam precisam, certo?

Mas se você ficar sem, estará perdendo muitas oportunidades e primeiras impressões.

Ajudaremos você a ir de “preciso mesmo ter um site para minha empresa?” para “minha empresa precisa ter um site em 2023” no final deste artigo.

Veja por que você deve ter um site

Talvez você realmente precise estar convencido de ter um site para o seu negócio, ou talvez você já saiba que é importante e está apenas verificando os fatos.

De qualquer forma, reunimos 8 motivos pelos quais um site deve estar nos seus planos.

 

1. Você pode alcançar novos clientes

Já se foram os dias em que as únicas pessoas que sabiam sobre sua pequena empresa eram seus vizinhos ou clientes que escolhiam seu número na lista telefônica.

Não sabe o que é uma lista telefônica? Não importa – com um site, os consumidores esperam que empresas e empresas sejam encontradas no Google por qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento.

E graças ao Google, até mesmo muitos proprietários de pequenas empresas podem obter visibilidade global. Veja por que um site ajuda você a alcançar novos clientes:

Seu site pode ser encontrado através dos motores de busca

Com consistência e uso inteligente de palavras-chave, seus esforços de otimização de mecanismos de pesquisa ( SEO ) podem valer a pena.

O SEO ajuda seu site a aparecer nas pesquisas do Google e em outros mecanismos de pesquisa. Quanto mais otimizado seu site, mais visível seu negócio se tornará.

É uma maneira excelente e econômica de se colocar na frente de clientes em potencial. Confira nosso guia sobre como obter um fluxo constante de tráfego gratuito para o seu site.

Um site de negócios ajuda a divulgar sua localização

Se sua empresa tiver uma presença off-line, como uma loja ou um escritório, convém que ela apareça nos mecanismos de pesquisa. Dessa forma, os clientes em potencial podem escalá-lo.

Mais do que literalmente colocar sua empresa no mapa (obrigado, Google Maps), seu site é um dos melhores lugares para mostrar o que está acontecendo em seus locais físicos.

Muitos proprietários de empresas negligenciam sua presença na web, o que significa que, por ser conhecedor de tecnologia e colocar sua empresa on-line, você pode se manter competitivo facilmente.

Faz parte do seu funil de marketing

Se você estiver fazendo marketing nas mídias sociais ou pagando por anúncios gráficos, precisará de um website para garantir que novos leads permaneçam interessados ​​em sua empresa quando encontrarem você no Google.

Pense em como você interage com uma empresa antes de fazer uma compra ou solicitação. Você não gostaria de aprender mais sobre isso primeiro?

 

2. Você construirá credibilidade

Outra grande razão pela qual você precisará de um site para sua pequena empresa, independentemente do seu setor, é dar a ele uma merecida credibilidade instantânea na era digital.

Como proprietário, você sabe que fez um ótimo trabalho, mas precisa ter certeza de que todos os outros estão convencidos. Criar seu próprio site de negócios ajudará.

Além do fato de você ter o controle total da aparência do seu site de negócios profissional, eis por que ter uma presença online o tornará mais confiável:

Seus concorrentes terão sites

Pequenas empresas e empresas geralmente precisam trabalhar duro para ganhar exposição, independentemente do setor. Não importa o nicho, é provável que você tenha uma rivalidade amigável entre os outros negócios em seu campo.

Para garantir que seus produtos ou serviços estejam constantemente visíveis, você pode criar um site profissional que se destaque da multidão e apareça nos rankings de pesquisa.

Mesmo que sua empresa tenha uma bela loja física ou uma base de clientes fiel, sem um site, você estará oferecendo novas oportunidades de negócios aos concorrentes.

É o lugar perfeito para comentários

A questão é que os consumidores falarão sobre sua empresa em sites de mídia social como o Facebook, independentemente de você ter um site ou não. Mas uma das melhores maneiras de capitalizar as avaliações inevitáveis ​​é incluí-las em sua estratégia de marketing e apresentá-las em seu site.

Ao usar seu site como um local para clientes ou clientes em potencial lerem depoimentos, você aumentará sua confiabilidade como empresa – fale sobre uma enorme oportunidade de crescimento.

Além disso, é uma boa estratégia para responsabilizá-lo. Se você fizer das avaliações dos clientes um recurso do site, é provável que você se esforce para fornecer um serviço incrível, sempre.

3. Você pode construir uma marca

Se você administra um punhado de perfis de mídia social prósperos, pode estar se perguntando: “preciso de um site para construir minha marca ?”

Isso depende dos seus objetivos. Embora os canais sociais possam tornar sua marca identificável, um site lhe dará longevidade.

Ter um site para sua pequena empresa permite que você controle a aparência, a sensação e o som das coisas para seus clientes. Veja por que é preciso um site para construir uma marca:

Seu próprio site é projetado em seus próprios termos

Quer você contrate um web designer ou crie um site por conta própria, todos os elementos de design podem ser adaptados às suas necessidades de negócios, desde esquemas de cores até tipografia.

A consistência é fundamental ao construir uma marca, e ter um site personalizado ajudará sua empresa a se tornar identificável.

É uma casa para seus produtos

Graças aos mercados on-line, os varejistas podem facilmente perguntar: “preciso de um site para minha empresa se estou vendendo produtos em outro lugar?”

Bem, o site da sua empresa é um lugar onde você pode realmente mostrar seus produtos. Em qualquer outro site, você terá que trabalhar duro para se destacar entre outras pequenas empresas.

Ao usar web design de alta qualidade para vender produtos, você pode criar uma marca reconhecível em seu próprio site de comércio eletrônico .

Ajuda a desenvolver um tom de voz e uma presença online

A identidade da marca é sobre elementos visuais e a maneira como você fala com seus clientes antigos e novos. Como você os recebe em seu site e descreve seus produtos ou serviços?

Conectar-se com pessoas é importante para pequenas empresas, e a maneira mais fácil de fazer isso online é com um site onde você controla a cópia.

4. Ajuda no atendimento ao cliente

O crescimento é ótimo e o dimensionamento é empolgante, mas vamos encarar: a vida como proprietário de uma empresa é ininterrupta – não seria bom reduzir sua carga de trabalho?

Os sites podem ajudar. Em vez de passar o dia todo conversando sobre dúvidas e problemas, perguntas simples dos consumidores podem ser respondidas já em sua página inicial.

Torne seu site profissional superacessível para as pessoas e você terá mais tempo para acompanhar outras necessidades de negócios. Aqui está o que queremos dizer:

Você pode compartilhar suas informações de contato

Nem precisa ser uma página separada. Se você preferir um site de uma página, basta abrir espaço para informações de contato no layout.

Para capacitar as pessoas a fazer qualquer tipo de pergunta, você pode criar um formulário de contato ou simplesmente fornecer um endereço de e-mail comercial. Vai poupar-lhes um telefonema.

Você também pode configurar um chatbot. A IA é o futuro, e os chatbots são bastante inteligentes hoje em dia – mesmo problemas urgentes podem ser resolvidos dessa maneira.

Você pode se antecipar aos problemas

Cópia de alta qualidade, chatbots inteligentes e depoimentos detalhados podem ajudá-lo a evitar problemas em primeiro lugar.

Quanto mais informações seus clientes puderem ver antes de fazer uma compra, melhor. Pense no quanto você pode dizer sobre seus produtos ou serviços em seu próprio site.

Como proprietário de uma pequena empresa, você deve evitar erros dispendiosos. Uma presença on-line útil, compatível com dispositivos móveis e forte deve interromper a maioria dos problemas antes mesmo que eles aconteçam.

5. Você pode experimentar

Possuir um site de pequena empresa tem muitos benefícios práticos, com certeza. Mas também pode ser uma fonte realmente útil de insights.

Se você está muito interessado nos hábitos de compra dos clientes, você definitivamente precisa de um site. Há muito o que aprender sobre as pessoas que usam sua empresa.

Além de todos os recursos analíticos que acompanham ter seu próprio nome de domínio, podemos pensar em algumas outras maneiras de experimentar:

Exclusivos on-line

Tem um novo produto estranho e você não tem certeza se vai funcionar na sua coleção? Você pode experimentá-lo apenas no seu site primeiro. Muitos sites de comércio eletrônico executam exclusividades on-line que são comercializadas nas mídias sociais e no Facebook.

Dependendo do seu modelo de negócios, você pode evitar se comprometer com pedidos ou armazenamento de estoque testando itens somente online.

Estratégias de marketing

Marketing é tudo sobre experimentar. Você pode fazer testes A/B com diferentes páginas da web, alternar botões de call to action em seus e-mails, experimentar banners e pop-ups – a lista continua.

Seu site é um ótimo recurso para testar novas estratégias de marketing. Pode ser relativamente barato e fácil de mudar.

Recursos de design da web

Você pode trabalhar facilmente com designers de sites ou criadores de sites para mudar o layout do seu site. Há tantas coisas que você pode fazer.

Quer adicionar uma função de controle deslizante à sua página de destino? Faça isso. Acha que as pessoas adorariam ver animações? Adicione-os.

Não estamos sugerindo que você altere seu site toda semana, mas o web design é uma coisa fluida. Se você quiser experimentar novos recursos, você pode.

6. É uma ferramenta de marketing

O único tráfego que excita as pessoas é o tráfego do site. Quando seu site se tornar parte de seu plano de marketing, você começará a atrair mais visitantes para sua empresa.

Agora, não nos deixe confundir – sabemos que acabamos de falar sobre trânsito. Mas apenas por um minuto, pense em seu cliente como se estivesse em uma jornada.

Para ajudá-los do início ao fim, seu plano de marketing precisa empurrá-los sem esforço de um canal para o outro. Sem um site, há um obstáculo e a jornada não pode continuar.

Você se tornará omnichanel

Antes que você comece a pensar que seu cliente pode pegar um atalho em sua jornada, vamos dizer o que ele estará perdendo.

Você pode pensar que ‘omnichannel’ soa muito sério para um site de pequenas empresas. Mas é um conceito simples, na verdade.

As empresas omnichannel oferecem aos clientes uma jornada fácil e sem esforço a cada etapa. Quer estejam a fazer compras na loja ou em dispositivos móveis , tudo é fácil e agradável.

Você aumentará as taxas de retenção

Sites de pequenas empresas são ótimos para fazer as pessoas ficarem por perto. Existem muitos recursos que você pode adicionar ao design do seu site para ajudar com isso.

Estamos falando de uma página de lista de desejos, formulário de inscrição em boletim informativo e talvez até um blog conectado ao seu site.

Contanto que você ofereça serviços fáceis de usar, essas opções de site maximizarão o envolvimento e a retenção do cliente.

7. Você está no negócio 24 horas por dia, 7 dias por semana

Todos nós precisamos tirar um dia de folga. Mas não a internet – a internet nunca tira um dia de folga. Isso é realmente o cerne do motivo pelo qual qualquer empresário precisa de um site.

Se ainda não o convencemos com todas as nossas dicas práticas, talvez você acredite na ideia de que pode estar no negócio o dia todo, todos os dias, com o mínimo de esforço.

Você ainda tem 8 horas de sono e seu site faz todo o trabalho. Veja por que há muito a ser dito sobre ter sua própria presença online:

Sua base de clientes é global

Ou pelo menos, poderia ser. Contanto que você possa fornecer seus produtos ou serviços em diferentes fusos horários, poderá fazê-lo quando tiver um site.

Imagine que você está na Europa e alguém em uma sala de reuniões de Sydney quer seu curso de treinamento, ou um comprador em Nova York quer seu produto. É fácil e excitante tornar-se global.

Ponto de contato dia e noite

Se alguém acordar às 3 da manhã com uma pergunta para sua equipe, o que eles podem fazer? Esperar até de manhã ou fazer uma ligação e entrar na caixa postal?

Mais fácil do que isso. Em vez de usar seu número de telefone, eles podem pesquisar seu site no Google e procurar a resposta curta, ou usar o formulário de contato ou pegar o endereço de e-mail da sua página de contato.

Você pode se concentrar em outras coisas

Como dissemos, você provavelmente está muito ocupado. Muitas vezes, você precisa assumir muitas funções diferentes como proprietário de uma empresa e, às vezes, isso significa não atender aos clientes durante o dia.

É aqui que um site realmente prova seu valor. Nos dias em que você simplesmente não consegue entrar no escritório ou na loja, seu site pode aguentar o esforço.

8. Por que não? É fácil

É quase ridiculamente fácil ter um site. Não apenas qualquer site: um site bonito, otimizado para SEO e memorável – então, se você está pensando nisso, vá em frente e faça um.

Se você tem grandes planos e um grande orçamento, há muitas opções para você. Se seus planos são mais modestos e seu orçamento é pequeno, também há muitas opções para você.

Não há realmente nenhuma razão para sua marca não dominar a pesquisa do Google.

Acontece que minha empresa precisa de um site. Como faço para conseguir um?

Ótimas notícias, você está pronto para ter um site. Ajudaremos você a começar sua jornada de criação de sites.

Como primeiro passo, você precisará de algumas coisas para configurar seu site para pequenas empresas:

  • Um nome de domínio
  • Um host de sites
  • Segurança
  • Uma interface – o design do seu site
  • Funcionalidade de comércio eletrônico, se você for um varejista

Quando se trata de obter todos eles, existem 3 opções principais que funcionam tanto para iniciantes quanto para experientes em tecnologia:

  • Usando um web designer e/ou desenvolvedor
  • Usando o WordPress
  • Usando construtores de sites

Designer de sites e desenvolvedor de sites

Você pode contratar pessoas talentosas para criar um site do zero. Essa opção é popular para muitas empresas com poder de compra, pois o custo pode chegar a milhares de dólares.

Se você trabalha com web designers e desenvolvedores, eles escreverão o código, projetarão a interface e fornecerão manutenção para seu site.

Eles geralmente configuram seu site com uma empresa de hospedagem ou fazem recomendações se você optar por fazer isso sozinho.

Certifique-se de estar pronto para um projeto: usar um web designer ou desenvolvedor para criar um site personalizado pode levar várias semanas.

WordPress

Este sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) está por trás da grande maioria dos sites do mundo. Não é tão personalizado quanto usar um web designer, mas o WordPress oferece muito controle de conteúdo.

Você terá que encontrar uma maneira de descobrir sua hospedagem na web primeiro. Escrevemos um guia sobre como começar com a hospedagem de sites, então confira e explore suas opções.

O WordPress tem dezenas de milhares de plugins, que permitirão que você embale seu site com recursos. Mas vai custar-lhe – assim como o seu nome de domínio.

Você pode acabar gastando muito tempo e dinheiro construindo um bom site desenvolvido com WordPress, dependendo de quão pesado você deseja que seja.

Construtor de sites

Se você tem um orçamento apertado e deseja ver os custos antecipadamente, essa opção é adequada para você. As plataformas de criação de sites oferecem planos mensais ou anuais que normalmente começam em menos de US$ 10.

Para a maioria das pessoas, criar sites com esses tipos de ferramentas prontas é rápido e fácil – nenhum conhecimento prévio é necessário para iniciar seu sucesso online.

Toda a codificação é feita para você e a hospedagem e a segurança também são atendidas. Você receberá muitos modelos criados por profissionais que podem ser personalizados para sua marca.

Fique atento aos criadores de sites que irão equipá-lo para a vida empresarial: Mable oferece aos clientes certificados SSL e sites amigáveis ​​para SEO como padrão.

Se a ideia de usar outra empresa o desanima, não se esqueça de que você pode usar seu próprio nome de domínio. A melhor parte? Você pode criar e lançar seu site em um dia.

Autor

Pablo Rodrigues

Nascido e criado no Rio de Janeiro, desenvolvedor Fullstack com sólido conhecimentos em Python, PHP, Mysql e tecnologias front end (html, css, java script, jquery, bootstrap ) . Apaixonado por Marketing Digital, busco sempre me manter atualizado sobre as novidades do mercado, para oferecer aos meus clientes o melhor. entre meus passa-tempo esta jogar vídeo game, tocar guitarra, trilha, acampar.